FALSO: O ministro da Defesa do Quênia admitiu que o líder da oposição Raila Odinga venceu as eleições presidenciais de 2022? Não, o vídeo foi editado

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Um clipe está circulando online com a alegação de que mostra o ministro da Defesa do Quênia, Aden Duale, admitindo que o veterano líder da oposição Raila Odinga venceu as eleições gerais de 2022. Mas isso não é verdade – o clipe foi editado para mudar o que o ministro disse.

O clipe de 20 segundos mostra Duale sendo entrevistado. O ministro diz: “E eu sou muçulmano. Eu não quero mentir. Raila Odinga ganhou aquela eleição de dois mil e [ininteligível]. Através da ação do IEBC. A diferença foi de cerca de 200.000 votos quando a contagem realmente adequada foi feita. Mas você pode ganhar … [ininteligível] … a constituição. A margem 50+1…” 

O vídeo tem o título: “É o Ramadã e sou muçulmano, não quero mentir. Raila Odinga venceu aquela eleição de 2022. Por CS Duale.” 

Foi compartilhado mais de 5.000 vezes , curtido mais de 30.000 vezes e recebeu mais de 900 comentários. Parece que o vídeo foi feito durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã , que foi de 23 de março a 21 de abril de 2023.

O presidente William Ruto venceu Odinga por cerca de 233.000 votos, de acordo com a Comissão Eleitoral e de Fronteiras Independente do Quênia  (IEBC), que administrou as eleições gerais de 9 de agosto de 2022…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦