Falso: O líder da oposição do Quénia, Odinga, promete apoio à reeleição do presidente Ruto em 2027? Não, este gráfico é falso

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: O presidente queniano William Ruto e o líder da oposição Raila Odinga foram vistos juntos em Uganda na presença do presidente daquele país, Yoweri Museveni. Mas Odinga não se comprometeu a apoiar a reeleição de Ruto após a reunião, como sugere este gráfico viral.

“O presidente Ruto e eu abrimos mais um capítulo político para a nossa querida nação. Qualquer líder que se oponha ao nosso aperto de mão não é honesto com os quenianos e com a constituição do Quénia. É por isso que prometo o meu total apoio à reeleição do presidente Ruto em 2027, em meu nome e em nome do meu partido ODM”, diz a citação .

O gráfico inclui o logotipo do site de notícias Kenyans.co.ke . Também apresenta uma foto do presidente William Ruto e Odinga em Uganda para uma reunião com o presidente de Uganda, Yoweri Museveni. 

A palavra “ aperto de mão ” tornou-se proeminente em Março de 2018, quando os rivais – o antigo presidente Uhuru Kenyatta e Odinga – se reconciliaram. Desde então, tem sido amplamente utilizado no Quénia para se referir a uma trégua política.

Ruto e Odinga têm sido rivais políticos ferrenhos. Odinga perdeu as eleições presidenciais para Ruto em Agosto de 2022. Nos meses seguintes às eleições e em 2023, Odinga liderou manifestações para protestar contra o elevado custo de vida, os aumentos de impostos e os resultados das urnas, entre outras queixas …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦