Falso: O incêndio criminoso, e não a mudança climática, causou a temporada recorde de incêndios florestais de 2023 no Canadá.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Depois de um homem do Quebeque se ter declarado culpado em Janeiro de provocar 14 incêndios florestais em 2023, os utilizadores das redes sociais rapidamente aproveitaram a sua admissão como motivo para rejeitar o papel das alterações climáticas no ano recorde de incêndios florestais no Canadá.

Uma postagem no Instagram de 6 de fevereiro compartilhou uma imagem do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau com uma manchete que dizia: “Homem de Quebec se declara culpado de provocar 14 incêndios florestais – Trudeau alegou que foi mudança climática”. A manchete corresponde a um artigo de 16 de janeiro no The Post Millennial , uma publicação canadense conservadora. 

A legenda da postagem no Instagram dizia: “História verdadeira – lembre-se de quando todo mundo estava pirando dizendo que era a mudança climática e havia fumaça cobrindo a Nova Inglaterra. Eles esmagaram a história do incêndio criminoso imediatamente, bem, era verdade.”

A postagem no Instagram foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸