Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Os incêndios florestais que começaram em 8 de agosto em Maui, no Havaí, mataram mais de 100 pessoas e destruíram milhares de estruturas na cidade histórica de Lahaina.
Mas a mídia social está repleta de alegações de que os incêndios foram iniciados por armas de energia direta. “O Havaí está sendo atacado por armas de energia direta”, disse um post no Instagram de 16 de agosto. “Todo mundo precisa ouvir isso, espalhe a verdade!” leia uma postagem separada com problemas de ortografia em 16 de agosto no Facebook. “Arma de energia direta DEW – Havaí Lahaina Maui – Não incêndios selvagens.”
As postagens e outras semelhantes foram sinalizadas como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)
Os investigadores ainda não determinaram uma única causa para os incêndios, embora as condições de seca e ventos fortes provavelmente tenham contribuído para sua rápida propagação. A atenção está cada vez mais voltada para o papel da companhia elétrica da área: o Washington Post informou que 10 sensores na cidade de Makawao registraram um incidente significativo na rede da Hawaiian Electric. E o vídeo capturado pelo Maui Bird Conservation Center em Makawao em 7 de agosto mostrou um flash brilhante na floresta que o coordenador sênior de pesquisa do centro disse em um vídeo do Instagram que pode ter sido uma árvore caindo em uma linha de energia…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸