Falso: O governo federal e a Reserva Federal estavam a ‘aumentar a inflação’, algo que ‘não tinha nada a ver com… colocar a nossa economia de volta na linha’, mas sim para financiar uma ‘guerra contra um bando de civis’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um usuário do TikTok procurou conectar causalmente duas preocupações polêmicas: a inflação nos EUA e as guerras no exterior.

A postagem de 18 de novembro apresenta um narrador que diz, depois de eliminar obscenidades frequentes: “Os… federais estavam aumentando a inflação para que pudessem financiar esta… guerra. Durante todo o tempo em que essas empresas e o Federal Reserve estavam aumentando os preços sobre nós e aumentando… taxas de juros sobre nós, eles estavam fazendo isso para que pudessem financiar uma… guerra. Não tinha nada a ver com estimular nossa economia ou colocar nossa economia de volta nos eixos. Eles fizeram isso… de propósito para que pudessem financiar uma… guerra contra um grupo de civis.”

O PolitiFact foi marcado no vídeo, então queríamos examinar a reivindicação. Encontramos vários problemas com o raciocínio do TikTokker.

A política governamental pode ter exacerbado a inflação , que atingiu recentemente o pico no verão de 2022. Mas as perturbações na cadeia de abastecimento devido à pandemia do coronavírus e os choques de preços resultantes da invasão da Ucrânia pela Rússia foram os principais impulsionadores da inflação…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸