Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Depois que ficou claro que o presidente eleito republicano Donald Trump retornaria à Casa Branca, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, convocou uma sessão especial de emergência para combater os esforços do novo governo.
Mas Gavin, um democrata, não revelou planos para a secessão do estado, como afirmam postagens recentes nas redes sociais.
“RELATÓRIO: O governador Gavin Newsome está considerando planos de se separar da união para impedir que Trump deporte estrangeiros ilegais e implemente leis de identificação de eleitores”, dizia uma publicação de 9 de novembro, com o nome de Newsom escrito incorretamente.
Uma publicação semelhante no Threads de 10 de novembro dizia: “Rumor: Governador Gavin está considerando planos de se separar da união para impedir que Trump deportasse imigrantes ilegais e implementasse leis de identificação de eleitores”.
A publicação do Threads foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , dona do Facebook, Instagram e Threads.)..
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸