Falso: O ELN não publicou esta declaração sobre o pagamento pela libertação de Luis Manuel Díaz

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Após a libertação de Luis Manuel Díaz, pai do jogador de futebol da seleção colombiana e do Liverpool, Luis Díaz, sequestrado durante 12 dias pela guerrilha do ELN em La Guajira, começou a circular nas redes sociais um suposto comunicado no qual este guerrilheiro reconhecia o pagamento pelo seu resgate.

O usuário do mesmo dia, no qual afirma que o grupo ilegal recebeu 3 milhões de dólares em troca da devolução da liberdade de Díaz.

A publicação vem acompanhada do seguinte texto: “Atenção O ELN divulga em seu site que recebeu dinheiro pelo resgate do pai de Luis Díaz. O que se suspeitava é confirmado através de um comunicado do ELN onde revelam o valor que receberam pelo resgate do pai de Luis Díaz” (sic). Até o momento, já conta com mais de 127 mil visualizações, mais de 500 repostagens e mais de 400 curtidas.

Na Colombiacheck decidimos verificar a veracidade da alegada declaração do ELN devido ao alcance da publicação e porque um dos nossos leitores nos solicitou que o fizéssemos. Verificamos então que é falso e que o usuário que publicou não é jornalista da revista Cambio…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴