Falso: ‘O diretor do FBI, Wray, confirma que Joe Biden está sob investigação criminal por subornos ucranianos pelo procurador dos EUA em Delaware e depois tenta recuar.’

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um vídeo do Instagram alegou que o diretor do FBI, Christopher Wray, aparentemente admitiu por acidente que o presidente Joe Biden está sob investigação criminal em Delaware. A postagem o vinculou a alegações de suborno infundadas feitas contra o presidente e seu filho por um ucraniano.

“ÚLTIMA HORA: o diretor do FBI, Wray, confirma que Joe Biden está sob investigação criminal por subornos ucranianos pelo procurador dos EUA em Delaware, então tenta recuar depois de perceber o que revelou. Como isso não é notícia de primeira página?” leia o texto no topo de um vídeo compartilhado em 3 de agosto no Instagram.

O vídeo é de Wray, cujos olhos pareciam alterados, testemunhando em 12 de julho perante o Comitê Judiciário da Câmara. Mostra o diretor do FBI respondendo a uma pergunta do deputado Tom Tiffany, R-Wis., Sobre Joe Biden e se Biden recebeu pagamentos da Burisma ou de outras empresas estrangeiras.

Provavelmente seria notícia de primeira página se Wray tivesse dito que o presidente estava sob investigação. Mas um olhar mais atento à troca mostra que não foi isso que ele disse…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸