Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Circula no Facebook uma imagem do deputado venezuelano Hermann Escarrá com uma mensagem na qual afirmam que ele foi o “cérebro da Assembleia Constituinte Venezuelana” e que, por ordem do presidente do seu país, Nicolás Maduro; da Colômbia, Gustavo Petro, e da guerrilha, “já elaborou a Nova Assembleia Constituinte para a Colômbia”.
Além disso, acrescenta que, com esta nova carta política, “Petro poderá ser reeleito quantas vezes quiser. A liberdade de expressão, a propriedade privada, a livre iniciativa e a livre concorrência serão restringidas e negadas. A extradição vai ser proibida” (sic). Por fim, peça insistentemente para reenviar a mensagem.
Na Colombiacheck verificamos o que a imagem afirma e verificamos se é falsa. Escarrá foi apenas um dos redatores da Constituição Política de 1999 na Venezuela. Por outro lado, para que uma nova Carta seja aprovada na Colômbia, deve ser convocada uma Assembleia Nacional Constituinte, aprovada pelo Congresso e nas urnas e eleita pelo voto popular.
Essa desinformação já havia circulado em fevereiro passado, antes do 15 de março, quando o presidente Gustavo Petro começou a falar em convocar uma Assembleia Constituinte . Naquela época, foi negado pelos nossos colegas de La Silla Vacía …
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴