Apurado pelo site Reuters
Um decreto militar compartilhado nas redes sociais ordenando que uma unidade ucraniana creme os corpos de seus soldados falecidos é falso, disseram à Reuters porta-vozes da brigada militar e do departamento de comunicações estratégicas da Ucrânia.
Usuários de mídia social estão compartilhando imagens de um aviso em papel timbrado do Ministério da Defesa ucraniano e assinatura do comandante da unidade A7052 (123 Brigada de Defesa Territorial) em Kherson. Exemplos da imagem podem ser encontrados no Facebook e e no X, anteriormente conhecido como Twitter . A imagem também foi compartilhada no TikTok em russo e no Telegram ( t.me/ukraina_ru/165142 ).
Em Junho, a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva – uma operação em grande escala destinada a recuperar o território tomado pela Rússia. Contudo, ambos os lados mediram os sucessos recentes assumindo o controlo de pequenas aldeias ou pequenas bolsas de terra.
O documento é datado de 31 de julho. Ordena à unidade A7052 que “organize um crematório móvel” com combustível suficiente para cinco dias, além de reunir um estoque de urnas funerárias. O documento diz que a medida é uma resposta às grandes perdas e aos necrotérios superlotados em Kherson.
Um representante da unidade A7052 disse à Reuters que nenhum documento ou ordem desse tipo foi emitido. “Esta ‘ordem’ é uma operação psicológica (PSYOP) do Estado ocupante, que visa desmoralizar o pessoal da brigada e a sociedade ucraniana”, disse o representante numa mensagem no Facebook…
Veja a apuração completa no site Reuters