Falso: O CDC não “admitiu” que a vacina contra a covid “reduz a vida” em 24 anos

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O documento a que aludem as publicações virais pertence à Cleveland Clinic e trata se a vacina bivalente contra o coronavírus protege contra a infecção pelo vírus, como explicou um dos autores do estudo.

Circulam postagens nas redes sociais afirmando que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos “admitiram” que a vacina Covid “reduz a vida” em 24 anos. As mensagens virais são apoiadas por um estudo, supostamente publicado pelo CDC, que chegaria a esta conclusão, mas é falso .

“O CDC confirma que a vacinação contra a covid reduz a vida em até 24 anos”, dizem postagens compartilhadas no Facebook e no X (antigo Twitter). Você também nos perguntou sobre eles em nosso serviço de verificação do WhatsApp . Eles vêm acompanhados de um link para um artigo publicado em um portal que fala sobre um suposto estudo do CDC que demonstraria que “quanto mais doses da vacina recebidas, mais a expectativa de vida é reduzida” e que as vacinas bivalentes contra o coronavírus são “antieficazes”, entre outras alegações.

No entanto, não é verdade que o CDC tenha afirmado que as vacinas contra a Covid “encurtam a vida”. O documento referido nas publicações virais não pertence a esta organização, mas sim à Cleveland Clinic, em Ohio. Da mesma forma, o estudo não menciona uma “redução da vida em 24 anos” devido a esta vacina, mas avalia se a vacina bivalente contra o coronavírus protege contra a infecção pelo vírus, como explicou um dos autores da investigação a Newtral.es. Esses tipos de inoculações protegem contra dois antígenos diferentes e, no caso do coronavírus, incluem a variante original do vírus SARS-CoV-2 e o omicron.

As publicações virais apoiam as suas afirmações com base num portal web que, por sua vez, faz referência a uma versão sem revisão por pares ou especialistas independentes (conhecida como preprint ) de um artigo científico datado de 19 de dezembro de 2022. Este é intitulado Eficácia do bivalente. vacina contra a doença covid e foi publicada na revista científica Open Forum Infectious Diseases em abril de 2023…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸