Falso: O Canadá não proibiu o RSS – a alegação viral é falsa

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O Canadá não proibiu o RSS. O vídeo viral mostra o CEO do Conselho Nacional para Muçulmanos Canadenses fazendo algumas exigências. Ele não tem vínculo com o governo canadense.

As relações diplomáticas entre a Índia e o Canadá foram afetadas pelo recente assassinato de um líder Sikh no Canadá. O Canadá apresentou uma acusação contra a Índia, alegando que a Índia matou um terrorista procurado. Ambos os países demitiram então altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores. Nesse cenário, algumas pessoas estão divulgando um vídeo informando que a organização RSS foi proibida no Canadá.

 Um vídeo de uma pessoa compartilhando com a mídia a exigência de banir o RSS está se tornando viral. As palavras escritas no vídeo viral são: Canadá proíbe RSS com efeito imediato e também remove seus agentes do Canadá  e ele diz: “Juntamente com o WSO, exigimos hoje a proibição imediata da organização RSS e a expulsão de seus ativistas do Canadá, sujeito para processo criminal.” O vídeo está circulando com a legenda “Canadá proíbe Rss no CANADÁ e removeu todos os laços com a ÍNDIA. #vídeo viral #indvscanada #khalistan #rss”

Postagem no Facebook | Link de arquivo

 Uma pesquisa reversa de imagens nos quadros-chave do vídeo nos levou a uma versão mais longa de um vídeo enviado em um canal do YouTube chamado  NCCMTV em 20 de setembro. Diz: “O CEO da NCCM, Stephen Brown, pede ação em resposta ao suposto assassinato de um homem sikh no Canadá”. Ele fez diversas exigências em seu discurso. Uma delas é proibir o RSS no país.

Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos um tweet antigo do INC (Immigration News Canada) que mostra Stephen Brown se dirigindo à mídia e fazendo as mesmas afirmações…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳