Falso: Novamente: a Pepsi não alertou sobre o ácido muriático no refrigerante 7Up

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Uma imagem reapareceu nas redes sociais sobre uma suposta declaração da Pepsi, em referência à multinacional PepsiCo, na qual sugere que a população não consuma o seu refrigerante da marca 7Up porque, por “erro”, adicionaram ácido muriático e 8 pessoas morreram. 

“Acaba de sair um comunicado oficial da Pepsi de que não deveriam consumir sete, porque adicionaram ácido muriático por engano e já há 8 mortos. Tenha cuidado….. é uma declaração oficial. Por favor, avise a família. Vamos fazer uma corrente com familiares e amigos por precaução. Bom dia!l”, (sic) aponta a mensagem. 

A primeira coisa a ter em mente é que a rede apresenta erros ortográficos e editoriais, como “por que” e “eles fizeram” e convida insistentemente as pessoas a compartilharem a mensagem, dois traços muito característicos da desinformação.

A imagem é encontrada principalmente no Kwai e no TikTok ( 1 , 2 , 3 , 4 ), onde tem quase 15 mil visualizações, mas também é compartilhada no WhatsApp, onde nos pediram para verificá-la, e no Facebook vários posts foram carregados ecoando a imagem. suposto alerta ( 1 , 2 ). 

Numa pesquisa no Google com palavras-chave para a suposta declaração da Pepsi, não encontramos nenhum resultado que confirmasse sua veracidade. Pelo contrário, recebemos artigos de colegas verificadores da América Latina e da Espanha que analisaram a cadeia e determinaram que ela é falsa ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 )…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴