Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMINDO: Uma publicação no Facebook alega falsamente que o governo de Uganda concordou em permitir que alunos formem relacionamentos românticos. Mas a evidência apresentada como prova foi manipulada.
A imagem compartilhada no Facebook mostra Janet Museveni, ministra da educação de Uganda, com outras pessoas no que parece ser um evento público.
O acoplamento nas escolas secundárias de Uganda se refere a estudantes formando relacionamentos românticos, o que é frequentemente visto como perturbador tanto para o foco acadêmico quanto para a disciplina geral. Algumas escolas em Kampala, capital de Uganda, têm visto um aumento nesses relacionamentos, especialmente nos anos seguintes aos bloqueios da Covid. O país teve um dos bloqueios mais longos do mundo.
Acredita-se que o aumento da exposição às mídias sociais e o tempo sem supervisão em casa durante esse período contribuíram para essa tendência. As escolas estão respondendo oferecendo aconselhamento e trabalhando em estreita colaboração com os pais para coibir esse comportamento e reforçar a disciplina.
Muitas escolas têm políticas rígidas proibindo relacionamentos românticos entre alunos. Violações dessas políticas podem resultar em punições que variam de suspensão a expulsão por tempo indeterminado…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦