Apurado pelo site Aos Fatos
Diferentemente do que afirmam publicações nas redes, não há provas de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha ocupado a 299ª posição entre os 301 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz. De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, os indicados só podem ser revelados após 50 anos da entrega da premiação e não há um ranqueamento dos nomes.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 13 mil compartilhamentos no Facebook, 340 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (29).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que ranking divulgado pela Fundação Nobel mostrou que Lula ocupou a 299ª posição entre os 301 candidatos ao Nobel da Paz. De acordo com o estatuto que define as regras do prêmio, a lista de indicados não pode ser revelada até o início do ano que marca o 50º aniversário daquela premiação.
“O Comitê do Nobel não anuncia os nomes dos nomeados, nem aos meios de comunicação social nem aos candidatos. Em certos casos, os nomes dos candidatos aparecem nos meios de comunicação social. Estas suposições são produto de pura especulação ou de informações divulgadas pela pessoa ou pessoas por trás da nomeação”, diz um trecho do estatuto…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos