Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Milhares de usuários relatam que, durante o dia do segundo turno, há cédulas de La Libertad Avanza na sala escura de onde foi retirado o número da lista e alertam que são inválidas. Mas isso é falso. Mesmo que tenha esse rasgo, a cédula é válida desde que estejam visíveis o nome do partido e a categoria dos candidatos a serem escolhidos, confirmou a Câmara Nacional Eleitoral ao Reverso .
Milhares de usuários relatam que, durante o dia do segundo turno, há cédulas de La Libertad Avanza na sala escura de onde foi retirado o número da lista e alertam que são inválidas. Mas isso é falso.
Mesmo que tenha esse rasgo, a cédula é válida desde que estejam visíveis o nome do partido e a categoria dos candidatos a serem escolhidos, confirmou a Câmara Nacional Eleitoral ao Reverso .
No segundo turno também é válido votar com as cédulas que foram utilizadas nas eleições gerais, mas não com as da PASO.
“Isso acontece em La Plata, rasgam as cédulas de Milei no topo onde aparece a lista e é o lugar mais importante, pois determina dados fundamentais para a recontagem, pois se faltar esse órgão o voto não é válido” , digamos postagens no Facebook e X , antigo Twitter.
Usuários que dizem estar na cidade de Tigre, província de Buenos Aires, relatam as mesmas quebras e comentam: “Os Ks precisam de fraude para vencer” ( 1 , 2 ).
Também circulam versões com o voto do candidato oficial, Sergio Massa, da Unión por la Patria …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷