Apurado pelo site Aos Fatos
Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (9), o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), enganou ao afirmar que sua gestão será responsável por inaugurar o primeiro centro de tratamento para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na América Latina. O equipamento que está em construção sequer é o primeiro do Brasil.
Nunes também distorceu dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ao dizer que todas as capitais do país registraram queda nos resultados em 2023 e exagerou o número de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) entregues em sua gestão.
Veja abaixo, em resumo, o que checamos:
A declaração do candidato é FALSA, porque o Centro TEA (Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo) que está sendo construído na zona norte de São Paulo não será o primeiro da América Latina. Equipamentos parecidos já existem em cidades como Rio de Janeiro, Balneário Camboriú (SC) e São Luís.
Em fevereiro deste ano, a prefeitura carioca inaugurou o Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista, complexo que oferece reabilitação a pessoas do espectro autista de até 18 anos e suporte aos familiares. Já o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, de Balneário Camboriú (SC), passou a funcionar no fim de junho, com a proposta de oferecer diagnóstico, tratamento, formação para familiares, centro de convivência e capacitação para a rede escolar.
Antes disso, em 2023, foi inaugurado em São Luís o Centro TEA 12+, voltado à integração de adolescentes e adultos com autismo. São oferecidos tratamentos neurológico e psicológico, fisioterapia, musicoterapia, arteterapia, psicopedagogia e outros…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos