Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Cotejo.info e Observatório Venezuelano de Fake News (OVFN)
Em 19 de agosto de 2024, o governante venezuelano Nicolás Maduro disse, durante o seu programa Con Maduro + , que “ a migração, como em muitos processos revolucionários, foi uma montagem de grande manipulação, de muitas pessoas que foram para o estrangeiro em busca de uma opção económica. “, e transformaram o que é um fato de amor em uma emoção, transformaram em necessidade de vingança ”, segundo o portal El Mazo Dando .
Suas palavras foram ditas no contexto das manifestações cidadãs registradas em toda a Venezuela desde 29 de julho, horas depois de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) tê-lo declarado vencedor da disputa eleitoral, sem até o momento, um mês depois, ter publicado os editais e a totalização dos votos.
“ Se você vota em Maduro você é cúmplice e seu filho vai ficar no exterior, quando é o contrário, porque os milhões de pessoas que retornaram o fizeram porque estabilizamos o país ”, disse ele, referindo-se ao suposto frases usadas pela oposição venezuelana durante a campanha presidencial.
O que o chefe do governo disse foi divulgado por vários portais de notícias venezuelanos.
A equipa jornalística da Cotejo.info e do Observatório Venezuelano de Fake News (OVFN) focou a lupa jornalística na frase de Nicolás Maduro, quando disse que “a migração [venezuelana] foi uma montagem de grande manipulação” e dadas as provas encontrado, eles determinaram que é mentira …
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪