Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por César Heredia
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, divulgou dados sobre o estado atual da economia venezuelana ( 1 , 2 ) na última reunião do Conselho Nacional de Economia Produtiva que ocorreu no dia 28 de novembro junto com empresários.
Uma das declarações contundentes do governante foi sobre a inflação, problema omnipresente nos acontecimentos económicos nacionais desde aquela “Black Friday” de 1983. Maduro garantiu que o período entre julho e setembro de 2023 acumulou o valor mais baixo desde o terceiro trimestre de 2014, sem dar mais detalhes sobre os números.
“ A chamada inflação na economia de guerra que temos, como resultado das sanções de julho a setembro de 2023, foi a mais baixa desde o terceiro trimestre de 2014 ”, foram as palavras exatas do presidente.
No entanto, esta afirmação carece de precisão, não tem respaldo real segundo as fontes documentais consultadas no processo de verificação deste discurso público, razão pela qual é classificada como mentira .
Segundo cálculos da equipe Cotejo.info , com base em dados oficiais do Banco Central da Venezuela (BCV), a inflação – ou variação percentual (VP) do índice de preços ao consumidor (INPC) – no terceiro trimestre de 2023 foi de 23,97 %, enquanto entre julho e setembro de 2014 foi de 13,4% …
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪