Falso: Nenhuma prova de que a Alemanha prendeu espiões russos que tinham o número de Pete Hegseth em seus celulares

Apurado pelo site Snopes

Em 26 de abril de 2025, uma alegação ( arquivada ) circulou online de que os serviços de inteligência alemães prenderam dois supostos espiões russos que tinham o número privado do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, armazenado em seus celulares.

Por exemplo, uma publicação X ( arquivada ) sobre o boato, que havia acumulado mais de 1,7 milhão de visualizações no momento em que este artigo foi escrito, dizia:

(Usuário X @YourAnonCentral)

Algumas versões ( arquivadas ) da alegação atribuíram a reportagem ao jornal alemão Der Spiegel. A alegação também apareceu no Facebook , TikTok ( arquivada ) e Reddit ( arquivada ), e leitores do Snopes nos enviaram e-mails perguntando se o boato era verdadeiro.

No entanto, não havia provas de que os serviços de inteligência alemães tivessem realizado uma prisão que envolvesse a descoberta do número privado de Hegseth no telefone de qualquer pessoa que se acredita ser espião russo. Um porta-voz do Ministério Público Federal da Alemanha afirmou: ” O Ministério Público Federal não efetuou prisões nesse sentido e não emitiu nenhuma declaração.” Da mesma forma, não havia provas de que o Der Spiegel tivesse noticiado uma prisão dessa natureza. Portanto, classificamos essa alegação como falsa.

O Snopes entrou em contato com o Der Spiegel para confirmar se ele havia noticiado tal prisão e aguardamos uma resposta…

Veja a apuração completa no site Snopes