Falso: Navio reaparece 90 anos depois de desaparecer no Triangulo das Bermudas?

Apurado pelo site E-Farças

É verdadeira ou falsa a história afirmando que o navio SS Cotopaxi teria desaparecido em 1925 no Triângulo das Bermudas e ressurgido 90 anos depois?

A alegação ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na primeira semana de dezembro de 2024, sendo disseminada também em forma de vídeos no TikTok e em grupos de WhatsApp. Segundo o que foi espalhado, um navio chamado SS Cotopaxi teria desaparecido em 1925, no Triângulo das Bermudas, abruptamente e sem deixar vestígios, reaparecendo misteriosamente 90 anos depois.

Algumas postagens ilustram a notícia com fotos de um navio aparentemente antigo, com o casco enferrujado, mas será que essa história sobrenatural é verdadeira ou falsa?

A história do desaparecimento dos destroços do SS Cotopaxi é real, mas não há nada de sobrenatural aqui!     

Da forma que como o caso se espalhou na web, dá-se a impressão de que algo sobrenatural e inexplicável teria acontecido com a embarcação. No entanto, distorceram um caso real para conseguir visualizações e engajamento nas redes sociais.

Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:

O navio SS Cotopaxi existiu, de fato, e afundou em 1925, durante uma viagem entre a Carolina do Sul e Havana. Apesar do capitão deixar evidente em sua última transmissão de rádio que o navio estava afundando, muitas pessoas ainda tratam o ocorrido como se fosse um desaparecimento, associando o incidente com as lendas sobre o Triangulo das Bermudas.

Quando explicamos esse caso em 2015, quando esse rumor surgiu pela primeira vez, o navio ainda não havia sido encontrado, mas diversos sites e blogs espalhavam que algo sobrenatural havia acontecido. Na época, a foto de um navio, usada para ilustrar o boato, havia sido retirada de um trecho do filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de 1977.

O que era apenas um boato eletrônico em 2015, se tornou realidade em 2020, mas não do jeito que muitas pessoas imaginam que seria. Em janeiro daquele ano, um grupo de biólogos e pesquisadores encontrou os destroços do SS Cotopaxi foram finalmente encontrados no fundo do mar da costa da Flórida, nos Estados Unidos. 

A descoberta, feita pelo biólogo marinho Michael Barnette e pelo historiador britânico Guy Walters, foi noticiada pelo Science Channel, um canal de televisão norte-americano do grupo Discovery Networks. A dupla explicou que eles pesquisaram antes, em terra firma, os registros do navio nos arquivos da Lloyd’s of London, que eram os corretores de seguros do SS Cotopaxi. Lá, eles descobriram que o navio havia enviado sinais de socorro no dia 1º de dezembro de 1925, dois dias após deixar Charleston…

Veja a apuração completa no site E-Farças