Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais que a deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata à prefeitura de Natal, quer legalizar o furto de celular. Um vídeo viral mostra trecho de um debate entre ela e o também candidato à prefeitura da capital do Rio Grande do Norte, Paulinho Freire (União Brasil), no qual ela contesta conteúdos disseminados por Freire sobre suposto apoio dela à legalização desse tipo de crime.
Na sequência, a gravação mostra um narrador “desmentindo” a candidata, exibindo imagens de uma pesquisa no site da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei (PL) nº 4.540/2021, que descriminaliza o furto por necessidade e o furto insignificante. Nesse trecho do vídeo, o narrador afirma que, entre outros pontos, a proposta, de autoria de Bonavides e de outros deputados de esquerda, beneficiaria, por exemplo, indivíduos que furtam fiação elétrica. Por fim, o vídeo é acompanhado de um letreiro que sugere que eleitores que votarem no PT estariam “cooperando” com o crime. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Instagram solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“(…) Já que a deputada disse no debate da Bandeirantes que é mentira [que criou um projeto para legalizar furto de celular], vamos olhar no portal da Câmara dos Deputados ‘furto por insignificância’. (…) Projeto de número 4540/2021, achei (…)”..
Veja a apuração completa no site Lupa