Falso: Não, Suíça não proibiu exame de mamografia

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: que a Suíça teria sido o primeiro país do mundo a proibir a mamografia. Além disso, Canadá, Itália, Escócia e Austrália também teriam suspendido o exame. Estudos provam que o câncer de mama aumentou em mulheres após a mamografia.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso porque a Suíça não proibiu a mamografia, que continua sendo recomendada a partir dos 50 anos, segundo o Escritório Federal de Saúde Pública do país. O exame também é feito no Canadá, Itália, Escócia e Austrália, como informam os sites oficiais dos departamentos de saúde dessas nações. O Verifica já publicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e as principais sociedades médicas do Brasil refutam que a mamografia possa causar qualquer tipo de câncer. A realização do exame é recomendada para prevenir e diagnosticar o câncer de mama precocemente.

O conteúdo também mente que a mamografia teria sido suspensa em outros países do mundo. O governo do Canadá recomenda o exame para a detecção precoce do câncer de mama. Assim como os órgãos de saúde da Itália, Escócia e Austrália, que indicam o rastreamento regular para indivíduos acima dos 40 ou 50 anos, incluindo pessoas não-binárias e homens trans que não passaram por cirurgia de remoção de mama e mulheres trans que usam hormônios…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica