Falso: Não se engane: nenhuma lava saiu de um cume em Tlaxcala

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

A lava está saindo em Tlaxcala ? Circula nas redes sociais um vídeo em que surge lava, ou uma substância quente e alaranjada, a sair de um cume. Mas, na realidade, as autoridades de Tlaxcala confirmaram que isso foi causado por um curto-circuito .

O vídeo tem, até agora, 11,2 milhões de visualizações no Tiktok. Os internautas chegaram a comentar que um novo vulcão estava nascendo no município de Acuamanala, onde o vídeo foi gravado.

Mas essa teoria é falsa. No momento do acidente, funcionários da Coordenação Estadual de Proteção Civil (CEPC) de Tlaxcala e da Polícia Estadual revistaram o local e afirmaram que se tratava de um curto-circuito causado por cabos de alta tensão . Em seguida, retiraram o material danificado.

O coordenador do CEPC Tlaxcala, Juvencio Nieto Galicia, confirmou em entrevista ao 88.9 News que isso aconteceu porque cabos subterrâneos de alta tensão entraram em contato com uma luminária. 

Ele explicou que esse contato criou um arco elétrico que fez com que as fotocélulas derretessem e derretessem o plástico da lâmpada. Foi isso que gerou a fumaça e o material que parecia lava. 

Ele garantiu que esse acidente não gerou riscos para a população. Isso aconteceu em um canteiro central da rodovia Vía Corta Puebla-Santa Ana Chiautempan …

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽