Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Alguns utilizadores das redes sociais afirmam que um vídeo mostra um homem palestiniano hospitalizado a acalmar a sua mãe, dizendo-lhe em árabe que está apenas a fingir estar ferido para as câmaras.
Isto é falso. O vídeo mostra uma mãe se reencontrando com o filho, que ela pensava ter morrido, mas não o mostra dizendo que está fingindo estar ferido.
Falantes de árabe disseram à AAP FactCheck que as pessoas no clipe não mencionam “câmeras” e não há indicação no vídeo de que o homem estava fingindo estar ferido.
Alegações falsas sobre o conteúdo do vídeo foram partilhadas nas redes sociais no meio da guerra Israel-Hamas em Gaza, a última fase do conflito de sete décadas entre israelitas e palestinianos.
Esta postagem do Instagram de 13 de novembro , por exemplo, incluía uma legenda que dizia: “Mãe, estou bem, é só para as câmeras enganarem o mundo”.
Outra postagem no Facebook de 14 de novembro diz: “A mãe do jovem, sem saber que é um blefe, fica preocupada… o garoto então diz para ela em árabe: mãe não se preocupe, é só para a câmera”…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺