A pneumonia bilateral não está listada entre os sintomas da doença. O risco de sofrer hemorragia interna se deve a uma segunda infecção por outro sorotipo do vírus da dengue e não a uma suposta interação do grafeno com as antenas.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Postagens circulam nas redes sociais indicando que todas as mortes por pneumonia bilateral serão atribuídas pelo Governo à dengue e garantem que muitos pacientes sofram hemorragia interna “devido à interação do grafeno e das antenas”
No entanto, isso é falso. A pneumonia bilateral não está listada entre os sintomas da doença. O risco de sofrer hemorragia interna se deve a uma segunda infecção por outro sorotipo do vírus da dengue e não a uma suposta interação do grafeno com as antenas.
Checked já desmentiu em outras ocasiões as teorias da conspiração que circulam sobre vacinas contra o coronavírus, grafeno e antenas 5G.
Nas redes sociais circulam várias publicações que questionam a existência de casos de dengue na Argentina. As publicações indicam que todas as mortes por pneumonia bilateral serão atribuídas pelo Governo a esta doença e garantem que muitos doentes sofrem hemorragias internas “devido à interação do grafeno e das antenas”, com base nas teorias da conspiração que circulam sobre as vacinas contra a pneumonia. -19, que Checked já verificou anteriormente .
No entanto, isso é falso. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e seus sintomas não incluem pneumonia bilateral, ao contrário do COVID-19. A infecção com um sorotipo do vírus da dengue, seguida de outra infecção com um sorotipo diferente, aumenta o risco de hemorragia interna (dengue grave), mas não uma suspeita de interação com grafeno e/ou antenas 5G.
Essas publicações estão circulando em um contexto de aumento significativo dos casos de dengue. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde da Nação , 41.257 casos de dengue foram registrados na Argentina até 9 de abril, dos quais 37.914 são autóctones (adquiriram a infecção em sua jurisdição de residência). Em relação aos casos falecidos, foram registrados 27 casos com teste positivo para dengue…