Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 7 de agosto de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem no WhatsApp solicitando a verificaçãouma postagempostado em 3 de agosto no Facebook em um grupo que divulga conteúdoantivacinas. A postagem em questão diz: «A FRANÇA VENCEU Homens aposentados aos 62 anos Mulheres aposentados aos 58 Viva a coragem do povo francês». O mesmo conteúdo foicompartilhadotambém no TikTok.
No entanto, esta notícia é infundada.
Apesar de meses de protestos e grevesproclamadopor sindicatos em toda a França, a Assembleia Nacional Francesa em 20 de março de 2023adotoudefinitivamente oreforma da previdência,anunciadoem janeiro pelo primeiro-ministroElizabeth Borne. O texto estabelece a partir de 1º de setembro de 2023 o aumento gradual, em três meses a cada ano, da idade de aposentadoria, que passará de 62 para 64 anos. Em 14 de abril de 2023, oConselho Constitucional Francês, órgão que desempenha, entre outras funções, a função de fiscalizar a legitimidade constitucional das leis,ele validoua maior parte das medidas previstas pela reforma, incluindo a regra mais contestada, nomeadamente o aumento da idade de reforma em dois anos. No mesmo dia, o Presidente da República Francesa Emmanuel Macronele promulgouo texto, que foi posteriormentePublicadosno Diário Oficial.
Portanto, não é verdade que os protestos tenham parado a reforma previdenciária na França.
No Facta.news, lidamos comdiferente casos de desinformaçãorelacionados aos protestos contra a reforma da Previdência na França.
..