Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: Os comprimidos de paracetamol com a inscrição “P-500” não contêm o vírus Machupo. Essa afirmação continua a ressurgir no WhatsApp e no Facebook em diferentes países, mas não há evidências científicas para apoiá-la.
A mensagem diz: “AVISO URGENTE! Cuidado para não tomar o paracetamol que vem escrito P/500. É um paracetamol novo, muito branco e brilhante, os médicos informam que contém o vírus ‘Machupo’, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo, com uma alta taxa de mortalidade…”
Nenhuma informação é fornecida sobre quais médicos ou instituições médicas foram consultados para chegar a essa conclusão.
O paracetamol é um analgésico usado para tratar dores leves a moderadas e reduzir a febre. A dose usual do medicamento para adultos é geralmente de 500 miligramas ou 1 grama.
O vírus Machupo causa a febre hemorrágica boliviana , também conhecida como tifo negro, segundo especialistas da Universidade de Stanford, com sede nos Estados Unidos . É endêmica apenas na Bolívia, um país da América do Sul, o que significa que casos só foram registrados lá…