Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Um vídeo nas redes sociais afirma que os canadenses serão condenados à prisão perpétua por confundirem o gênero de alguém ou por discordarem dos princípios do Islã, de acordo com as leis propostas para combater os danos online.
Isto é falso. Baseia-se numa leitura errada do projeto de lei C-63 , que, entre outras coisas, procura fornecer proteção contra crimes de ódio e material de abuso sexual infantil.
Um especialista em direito canadense disse à AAP FactCheck que o discurso de ódio online sob as leis apresentadas pelo governo do primeiro-ministro Justin Trudeau atrairia uma pena máxima de prisão de cinco anos.
No vídeo do Instagram , postado em 1º de março e compartilhado por outros usuários, um homem afirma: “Se você disser qualquer coisa na internet que alguém considere ofensivo, especialmente os islâmicos radicais do país e ainda mais especialmente os LGBTQs de esquerda radical, você está indo para a prisão perpétua.
“Está correto. O projeto de lei C-63, no Canadá, quer que você cumpra prisão perpétua por confundir o gênero de alguém ou por dar indicações de que pode não gostar dos princípios ou princípios do Islã.”
Postagens sobre os supostos perigos do Projeto de Lei de Danos Online também foram compartilhadas no Facebook desde que o projeto de lei geral C-63 foi apresentado ao Parlamento do Canadá em 26 de fevereiro…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺