Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Um videoclipe de violência de vigilantes foi amplamente divulgado nas redes sociais, mais recentemente com a alegação de que mostra nigerianos “queimados vivos” na África do Sul. mas isso não é verdade.
“Este é o cúmulo da selvageria. Nigerianos teriam sido queimados vivos na África do Sul esta manhã”, diz a legenda de um vídeo postado no X (antigo Twitter) em 15 de maio de 2024.
O vídeo graficamente violento é difícil de descrever. Dois homens, um deles imóvel, estão debaixo de uma pilha de pneus que pegaram fogo. Quando alguém se levanta para escapar do fogo, é golpeado com um facão. A câmera gira para mostrar muito mais corpos em uma estrada. Há sangue por toda parte.
Uma captura de tela da postagem X foi republicada no Facebook no mesmo dia com a legenda: “Nigerianos na África do Sul”.
No dia seguinte, 16 de maio, o separatista nigeriano Simon Ekba postou o vídeo no X com uma longa mensagem para Julius Malema , líder do partido político Lutadores da Liberdade Econômica da África do Sul . A África do Sul realizou eleições duas semanas depois…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦