Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo onde uma Lua gigante aparece acima do horizonte e desaparece em questão de segundos. O fenômeno teria sido filmado no Círculo Polar Ártico. Mas isso é falso. Esta é uma animação digital veiculada na internet desde maio de 2021.
Circula nas redes sociais um vídeo onde uma Lua gigante aparece acima do horizonte e desaparece em questão de segundos, causando até um eclipse. O fenômeno teria sido filmado no Círculo Polar Ártico e ocorreria pelo menos uma vez por ano, segundo as postagens virais.
Mas isso é falso. Esta é uma animação digital que vem se espalhando pela internet desde maio de 2021. A peça foi criada pelo artista digital Alexsey Patrev, que compartilha suas produções em seus perfis nas redes sociais.
Os especialistas explicam ainda que não existe nenhum fenômeno natural pelo qual a Lua se aproximasse tão da Terra e que, se fosse real, seria “desastroso” para a vida no planeta.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que a Lua surge acima da Terra, torna-se cada vez maior e provoca um eclipse durante alguns segundos antes de desaparecer no horizonte. As postagens virais afirmam que o fenômeno foi filmado “dentro do Círculo Polar Ártico”, entre a Rússia e o Canadá, e ocorre uma vez por ano.
No entanto, isso é falso. O vídeo é uma animação digital e não existe tal fenômeno natural. A peça foi originalmente criada e lançada em maio de 2021 pelo artista digital Alexsey Patrev.
Esta não é a primeira vez que esta desinformação circula. Já foi verificado em anos anteriores pelo Chequeado ( ) e por outras organizações como Maldita , Newtral , Univision e VerificaRTVE …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷