Falso: Não, o vídeo de um suposto funcionário rasgando cédulas com votos a favor de Donald Trump não é real: é uma montagem

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Bucks e várias instituições governamentais, como o FBI, confirmaram que se tratava de uma armação. Além disso, os envelopes que aparecem na peça viral não são reais: nem a cor nem os materiais correspondem aos utilizados pelo Conselho Eleitoral do Condado de Bucks.
Está a circular nas redes sociais um vídeo que mostra um alegado funcionário do registo eleitoral dos Estados Unidos a rasgar cédulas com votos a favor do antigo presidente e candidato republicano Donald Trump. O incidente teria ocorrido no condado de Bucks, na Pensilvânia, dias antes das eleições presidenciais de 5 de novembro.

Mas isso é falso. O Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Bucks e várias instituições governamentais, como o FBI, confirmaram que se tratava de uma armação. Além disso, os envelopes que aparecem na peça viral não são reais: nem a cor nem os materiais correspondem aos utilizados pelo Conselho Eleitoral do Condado de Bucks.

A desinformação também foi desmentida pelos sites de fact-checking Maldita, Animal Político, AFP Factual, EFE Verifica e VOA Verifica.

Dias antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos , começou a circular nas redes sociais um vídeo que mostrava um suposto responsável eleitoral rasgando cédulas com votos a favor do candidato republicano e ex-presidente, Donald Trump.

“As cédulas enviadas pelo correio para votar em Trump parecem ter sido destruídas por este funcionário do registro eleitoral no condado de Bucks, na Pensilvânia, um importante estado de batalha. Eles sempre trapaceavam, é surpreendente”, diz uma postagem compartilhada em 25 de outubro no X.

Mas isso é falso. O vídeo é uma montagem. Diferentes instituições governamentais dos Estados Unidos confirmaram após investigação que a peça é falsa…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷