Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Não há nenhuma declaração condizente com o que diz o vídeo desinformante na página e nas redes sociais do Vatican News, portal de informações da sede da Igreja Católica Romana, nem do Papa Francisco.
Tornou-se viral um vídeo publicado em 21 de maio de 2024 no TikTok que afirma que o Vaticano tornou pública a existência do paranormal, como posses, posses e energias negativas, e que podemos vê-los “a partir de hoje”. Mas é falso: o Vaticano não fez um anúncio semelhante.
Não encontramos nenhuma declaração condizente com o que diz o vídeo desinformante na página e nas redes sociais do Vatican News, portal de informações da sede da Igreja Católica Romana, nem do Papa Francisco.
O vídeo desinformante foi publicado 4 dias depois de o Vaticano publicar novas regras sobre supostos fenômenos sobrenaturais, como avistamentos anteriores da Virgem Maria.
Um vídeo publicado em 21 de maio de 2024 no TikTok , com mais de 3 milhões de visualizações, garante que o Vaticano tornou pública a existência do paranormal, como posses, posses e energias negativas, e que podemos vê-los “a partir de hoje” . Mas é falso que o Vaticano tenha feito um anúncio semelhante.
Ao pesquisar as chaves em inglês e espanhol para “paranormal”, “possessões” e “energias negativas” na página do Vatican News , portal de informações da sede da Igreja Católica Romana, não encontramos nenhuma afirmação semelhante à um no vídeo desinformativo. Também não encontramos esta informação nas páginas do Facebook , X (antigo Twitter) , YouTube e Instagram do Vatican News, nem nas redes sociais do Papa Francisco . Do Factchequeado, consultamos o Vatican News sobre o vídeo desinformante, mas não recebemos resposta até o fechamento desta nota, terça-feira, 4 de junho de 2024.
Também não encontramos nenhuma notícia que corrobore as informações do vídeo no TikTok. Se uma declaração sobre a “existência do paranormal” tivesse sido oficializada, a mídia de todo o mundo teria divulgado a notícia, já que é uma das religiões com mais seguidores no mundo (em 2022, foram registrados mais de 1,39 bilhão). ). de fiéis)…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷