FALSO: Não, o tweet dizendo que a polícia de Uganda prenderá mulheres que rejeitam homens e promovem a homossexualidade é falso

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Os direitos dos homossexuais são um tema controverso no país da África Oriental, mas a polícia não ameaçou prender as mulheres que rejeitam os homens.

O tweet diz : “Após a assinatura do projeto de lei gay pelo presidente, estamos informando os homens do país para denunciar qualquer senhora que tente promover gay recusando um homem que mostra interesse #be_vigilant_stop_gay”.

O tweet inclui uma foto de Enanga, aparentemente falando com a mídia.

Isso ocorre poucos dias depois que a presidente do parlamento de Uganda, Anita Among , anunciou em uma sessão parlamentar em 28 de fevereiro de 2023 que um projeto de lei destinado a proteger os ugandenses da homossexualidade seria apresentado em 1º de março.

O membro do parlamento do município de Bugiri, Asuman Basalirwa, então reintroduziu o projeto de lei. Procura proibir qualquer forma de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e proibir a promoção ou o reconhecimento de tais relações…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦