Falso: Não, o Rio de Janeiro não registrou recorde de temperatura de 60,1°: foi máxima histórica de sensação térmica

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Diversas publicações circulam nas redes sociais indicando que a cidade brasileira registrou recorde histórico de temperatura no dia 17 de março na estação meteorológica de Guaratiba. Porém, isso é falso, pois foi um recorde de sensação térmica.
Diversas publicações circulam nas redes sociais indicando que a cidade brasileira registrou recorde histórico de temperatura no dia 17 de março na estação meteorológica de Guaratiba.

Porém, isso é falso, pois foi um recorde de sensação térmica, que inclui variáveis ​​como vento ou umidade.

O recorde histórico de temperatura para o Rio de Janeiro foi de 43,2 ºC e foi registrado em 26 de dezembro de 2012.

Diversas publicações circulam nas redes sociais que informam que a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, no dia 17 de março “registrou um recorde de temperatura máxima de 60,1º C”. Porém, isso é falso, pois foi um recorde de sensação térmica e não de temperatura.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET) , a temperatura máxima registrada pelo Sistema de Alerta do Rio de Janeiro na estação meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da cidade, foi de 40,4 ºC. 

Este número não representa um recorde, já que a temperatura máxima histórica na cidade brasileira foi de 43,2 ºC e foi registrada em 26 de dezembro de 2012…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷