FALSO: Não, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa não anunciou essas mudanças radicais para acabar com a crise energética – vídeo falsificado

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Se você olhar atentamente para um vídeo que circulou nas redes sociais da África do Sul em março de 2023, pode pensar que há algo estranho na forma como o presidente Cyril Ramaphosa aparece e fala. E você estaria certo – este é um vídeo falso, com um plano de governo inventado. 

No vídeo, que parece um segmento de notícias, Ramaphosa diz que isso será feito com a demolição do Monumento Voortrekker e do estádio de rúgbi Loftus Versfeld , ambos na capital administrativa do país, Pretória, na província central de Gauteng, para dar lugar a novos “geradores a diesel de grande porte”. 

Ramaphosa também diz que serão introduzidas “paradas de táxi movidas a energia solar”, o que isentaria os proprietários de empresas de táxi do pagamento de impostos. Ele diz que essas medidas vão “construir um futuro próspero para alguns sul-africanos”. 

O vídeo foi visto aqui mais de 45.000 vezes, aqui mais de 24.000 vezes e em outros lugares no Twitter, como aqui , aqui , aqui , aqui , aqui , aqui e aqui . 

O vídeo também foi postado no Facebook um dia depois pelo Comedy Central Africa , uma conta com 1,4 milhão de seguidores. Mas aqui foi marcado claramente como uma piada de primeiro de abril . “Não se deixe enganar depois de 1º de abril”, dizia a legenda…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦