FALSO: Não, o presidente do Quênia, William Ruto, não ordenou o fechamento do AI chatbot ChatGPT, o gráfico online é falso

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: O chatbot de inteligência artificial conquistou o mundo. Mas as alegações de que o líder do Quênia está tão preocupado com seu efeito sobre os estudantes que o proibiu no país são falsas.

O gráfico diz : “’Estudantes na maioria das universidades não estão mais usando seus cérebros por causa da tecnologia de IA, que por sua vez ganha habilidades baixas’ Pres. Ruto ordena que o ChatGPT seja desativado no Quênia a partir de 13 de maio de 2023.”

O gráfico mostra uma foto de Ruto, que parece estar fazendo um discurso, e o logotipo do popular site de notícias queniano Tuko .

O ChatGPT é um programa de computador avançado, projetado para conversar com as pessoas de maneira natural e envolvente . Ele foi treinado em uma grande quantidade de informações e pode responder a perguntas, conversar e fornecer informações sobre vários tópicos. Pode até gerar o que parece ser um conteúdo criativo, como histórias. 

Lançado ao público pela empresa de pesquisa americana OpenAI em novembro de 2022, o ChatGPT atraiu atenção generalizada – e concorrência – por seu potencial de mudar a maneira como aprendemos, nos comunicamos e interagimos com computadores…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦