Falso: Não, o partido governista UDA do Quênia não divulgou uma declaração sobre o suposto uso indevido de fundos para as vítimas do acidente mortal de Londiani

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Uma declaração datada de 1º de agosto de 2023 parece ser do partido governista Aliança Democrática Unida. Nela, o partido supostamente manifesta preocupação com o desvio de verbas após um acidente fatal em Londiani . Mas o documento é falso.

Em 4 de julho, o vice-presidente Rigathi Gachagua ajudou a arrecadar fundos para as vítimas. Mas documentos supostamente mostrando o desvio de mais de KSh8,7 milhões (cerca de US$ 60.000) surgiram recentemente, trazendo o condado de volta aos holofotes. 

Um documento que parece mostrar o partido governante da Aliança Democrática Unida (UDA) do Quênia pedindo ao governador de Kericho, Erick Mutai, para “limpar o ar” sobre o assunto foi compartilhado no Facebook.

O documento parece ser uma declaração da UDA datada de 1º de agosto de 2023. Tem como título: “FRAUDE DE COMPENSAÇÃO DE VÍTIMAS DE ACIDENTES DE LONDIANI”.

A suposta declaração diz estar preocupada com o suposto roubo de fundos por “indivíduos ligados ao governo do condado de Kericho”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦