Falso: Não, o parlamentar da oposição queniana não disse que estava ficando difícil ‘vender ideias’ em sua própria coalizão

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Um gráfico com uma citação atribuída ao deputado Alego Usonga, Samuel Atandi, dizendo que está descontente com a gestão do Movimento Democrático Laranja, está circulando em plataformas de mídia social no Quênia. Mas Atandi negou isso e o gráfico é falso.

A citação é atribuída a Samuel Atandi , membro do parlamento de Alego Usonga, um distrito eleitoral no condado de Siaya, no oeste do Quênia.

O gráfico inclui o logotipo da casa de mídia do Standard Kenya , uma foto de Atandi e é datado de 25 de julho de 2023, como se fosse um cartão digital publicado pelo Standard.

Opiyo Wandayi é o líder da minoria na assembléia nacional e membro do Movimento Democrático Laranja (ODM). 

Após as eleições de agosto de 2022, onde o líder da coalizão Kwanza do Quênia, William Ruto , foi declarado o novo presidente queniano, vários membros do parlamento que estavam anteriormente na coalizão de oposição Azimio desertaram para o Kwanza do Quênia. Raila Odinga é a coligação Azimio e líder do partido ODM…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦