Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A foto é recente, tirada em Resistência (Chaco) e mostra a transferência de brigadistas daquela província para o sul do país. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Nação e confirmada pelo Chequeado após acessar a trajetória de voo da aeronave.
Estão circulando postagens nas redes sociais alegando que o Ministério da Defesa usou uma foto de 2019 – mostrando o avião F28 da Força Aérea com registro TC 53 – para mostrar a ajuda atual para os incêndios na Patagônia.
Isso é falso. A foto é recente, tirada em Resistência (Chaco) e mostra a transferência de brigadistas daquela província para o sul do país. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Nação e confirmada pelo Chequeado após acessar a trajetória de voo da aeronave.
Além disso, em 2019, a aeronave F28 registrada TC53 estava fora de serviço e pintada de branco (não cinza como parece agora), conforme demonstrado por uma reportagem da Fábrica Argentina de Aviones SA e refletido na época por diversos meios de comunicação.
Após os incêndios na Patagônia , o X Relatório Oficial do Ministério da Defesa da Nação publicou em 31 de janeiro: “Com a intervenção do novo Comando Conjunto de Proteção Civil em Emergências, reforçamos o apoio de meios nos incêndios de Bariloche. Adicionamos uma aeronave F-28 FOKKER para transportar brigadas da SNMF de diferentes províncias do sul do país.” A mensagem foi acompanhada de 4 fotos anexadas.
Após esta publicação, nos últimos dias começou a circular nas redes sociais uma captura de tela de uma busca reversa de imagens no Google informando que uma das fotos publicadas pelo Ministério da Defesa – na qual se vê a aeronave F28 cinza com matrícula TC-53 da Força Aérea – não é atual, mas foi publicada em 2019.
“Veja como eles querem que você acredite que estão fazendo algo pela Patagônia. “Fotos de 2019”, afirmam as postagens virais …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷