Falso: Não, o Governo de Neuquén não pagou 100 milhões de dólares a María Becerra durante a Festa da Confluência: seu espetáculo foi financiado por uma produtora privada

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O show de Becerra foi financiado pela produtora privada Fenix ​​Entertainment, não por fundos públicos, nem da província nem do município. É o que demonstra a resolução nº 0583/2024, pela qual a empresa venceu a licitação que previa a contratação e pagamento de artistas em troca da venda de ingressos preferenciais.
Uma captura de tela do suposto meio de comunicação “NotiNeuquen” está circulando nas redes sociais, afirmando que “a cantora argentina María Becerra recebeu US$ 100 milhões do governo de Neuquén por seu show na Fiesta Nacional de la Confluencia”.

Isso é falso. O show de Becerra foi financiado pela produtora privada Fenix ​​Entertainment, não por fundos públicos, nem da província nem do município. É o que demonstra a resolução nº 0583/2024, pela qual a empresa venceu a licitação que previa a contratação e pagamento de artistas em troca da venda de ingressos preferenciais.

Além disso, isso foi confirmado ao Chequeado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Neuquén e pela própria produtora. “A produtora que ganhou a licitação pagou os artistas e a Prefeitura não pagou um único peso”, disse o prefeito de Neuquén, Mariano Gaido.

No dia 9 de fevereiro, a cantora María Becerra participou do Festival Nacional Confluência, em Neuquén. Durante sua apresentação, ele se referiu aos incêndios florestais que afetam a Patagônia Argentina : “Se o Estado não está fornecendo a ajuda necessária, nós o faremos”. 

Em seguida, começou a circular nas redes sociais uma captura de tela de uma nota do suposto site “NotiNeuquen” com o título: “María Becerra arrecadou 100 milhões de pesos de fundos provinciais no show em que criticou o governo pelos incêndios”. 

No entanto, isso é falso. Os pagamentos aos artistas que participaram do Festival Confluence de Neuquén — incluindo Becerra — foram financiados pela produtora privada Fenix ​​Entertainment Group e não pelo governo provincial ou pelo município de Neuquén. Além disso, o suposto meio de comunicação “NotiNeuquen” não existe…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷