Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Um vídeo de Muhammadu Sanusi II mirando no governo após seu destronamento está circulando nas redes sociais. A afirmação de que ele proferiu o discurso em 2024, após sua reintegração, é falsa.
O vídeo mostra Muhammadu Sanusi II , o emir do estado de Kano, na Nigéria, aparentemente criticando o governo. Sanusi foi destronado e exilado em março de 2020 por “insubordinação”. Ele foi reintegrado em maio de 2024.
Os líderes tradicionais na Nigéria têm poucos poderes constitucionais, mas exercem uma influência considerável porque são vistos como guardiões da religião e da tradição.
No vídeo, Sanusi pode ser ouvido dizendo : “No momento em que foi feito o anúncio de que eu havia sido afastado por insubordinação… e você pensaria que alguém que diz que você é subordinado a ele é alguém superior a você… Isso é o que temos que aprender como nigerianos, levamos muito lixo e estamos todos com muito medo, muito em nossas zonas de conforto e quando esses caras terminarem conosco, nossos filhos não terão uma nação…”
A mesma afirmação pode ser encontrada . (Observação: veja mais casos listados no final deste relatório.)..
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦