Falso: Não, nem Joe Biden nem o Congresso proibiram a Bíblia ou o Novo Testamento nos Estados Unidos

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circulam vídeos nas redes sociais alegando que o Presidente e o Congresso dos Estados Unidos proibiram a Bíblia ou o Novo Testamento no país. Mas isso é falso. Nenhuma lei foi aprovada ou promulgada nesse sentido.
Circulam vídeos nas redes sociais alegando que o Presidente e o Congresso dos Estados Unidos proibiram a Bíblia ou o Novo Testamento no país. Mas isso é falso.

A desinformação surgiu da aprovação pela Câmara dos Representantes do projeto de lei HR 6090. Este texto exigiria que o Departamento de Educação (DOE) usasse a definição da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).

Um exemplo de anti-semitismo da IHRA inclui “alegações de que os judeus mataram Jesus” ou alegações anti-semitas baseadas em falsas acusações para “caracterizar Israel ou os israelitas”.

Circulan en español videos en TikTok -como este , con más de 5 millones de vistas, y  este , con más de 2.7 millones de vistas- que dicen que el presidente Joe Biden y el Congreso de los Estados Unidos prohibieron la Biblia o el Nuevo Testamento no país. Mas é falso: nenhuma lei foi aprovada proibindo a Bíblia ou o Novo Testamento nos EUA.

Ao pesquisar no Google pelas palavras-chave “Biden”, “Congresso”, “proibições”, “Bíblia” e “Novo Testamento” não encontramos que tenha sido aprovada ou promulgada uma lei nos Estados Unidos que proíba ou declare a Bíblia ou anti-semita do Novo Testamento, nem pune com 8 anos de prisão por ler ou compartilhar qualquer passagem da Bíblia.

Também não encontramos nenhuma lei semelhante aprovada na  página do Registro Federal do país , onde as agências federais devem publicar qualquer nova legislação; na página da Casa Branca, onde são anunciadas as leis que Biden promulgou; ou no site do Departamento de Segurança Interna (DHS)…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷