Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Um suposto discurso sobre a felicidade que teria sido proferido pelo Papa Francisco está circulando nas redes sociais. Porém, isso é falso: a primeira publicação com o texto viral é de 2010, 3 anos antes de sua nomeação como Pontífice, e não há registro público oficial do discurso.
Um suposto discurso sobre a felicidade que teria sido proferido pelo Papa Francisco está circulando nas redes sociais.
No entanto, isso é falso. A primeira publicação com o texto viral é de 2010, 3 anos antes de sua nomeação como Pontífice, e não há registro público oficial do discurso. Além disso, o Vaticano alertou sobre “este tipo de textos que circulam na internet atribuídos ao Papa Francisco”.
A desinformação já foi verificada em anos anteriores pelo Chequeado e por sites de fact-checking como AFP Factual, Verificat e Newtral.
Nos últimos dias, circularam nas redes sociais postagens que atribuem ao Papa Francisco um discurso sobre a felicidade que ele teria proferido publicamente.
Segundo eles, o Santo Padre disse: “Você pode ter defeitos, ansiedade e até raiva, mas não se esqueça que a sua vida é o maior empreendimento do mundo. Só você pode evitar que ele falhe. Você é apreciado, admirado e amado por muitos. Lembre-se que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, um trabalho sem esforço, um relacionamento sem decepções.”
E, após uma série de parágrafos, conclui: “Use seus erros com a serenidade do escultor. Use a dor para entrar em sintonia com o prazer. Use obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Nunca desista… Acima de tudo, nunca desista das pessoas que te amam. Nunca desista de ser feliz, porque a vida é um espetáculo incrível . ”..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷