Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: Esta mensagem viral afirma que o governo do estado de Lagos tem uma nova lei que exige que cidadãos nigerianos de etnia igbo obtenham carteiras de identidade para residir no estado . A alegação é falsa.
A publicação diz : “Notícia de última hora: O Governo do Estado de Lagos acaba de assinar um projeto de lei que exige que todos os indígenas igbos obtenham um documento de identidade, que deve ser renovado mensalmente antes de entrarem em Lagos. O documento, que funciona como um passaporte, deve ser obtido por todos os igbos. Uma vez expirado, qualquer indivíduo que não o renovar será deportado para seu estado de origem.”
A mesma afirmação aparece e aqui . (Observação: veja mais exemplos no final deste relatório.)
Lagos, um antigo território da capital federal, é a capital comercial da Nigéria . Nigerianos de todas as partes do país e migrantes residem, trabalham e comercializam no estado, que tem de longe a maior economia entre todos os estados do país.
Os igbos são originários da zona geopolítica sudeste da Nigéria e constituem uma parcela significativa da população de Lagos…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦