Vídeo que mostra grupo ‘latindo’ foi filmado durante embate entre ativistas LGBT e organização católica
Apurado pelo site Estadão Verifica
Não é verdade que jovens que se “identificam como cachorros” tenham organizado um protesto na Polônia. Postagens nas redes sociais tiram de contexto um vídeo de 2020 de uma manifestação no país europeu contra uma lei anti-LGBT. No Facebook, postagens alegam que os ativistas “exigiam os seus direitos de viverem como cães”; uma das postagens faz comentários preconceituosos contra a população trans.
Em setembro de 2020, de acordo com a imprensa da Polônia, integrantes do grupo católico “Cruzada dos Jovens” organizaram um evento no centro de Varsóvia, capital do país, em apoio à lei “Stop LGBT”. Os membros rezavam, distribuíam panfletos, solicitavam assinaturas a favor do projeto de lei e diziam lutar em defesa da família e da moralidade pública.
Durante a ação, os voluntários do grupo religioso tocavam gaita de foles quando foram abordados por jovens LGBT+, que começaram a latir na tentativa de abafar o som da música. Não foi a primeira vez que conservadores e manifestantes LGBT+ entraram em conflito na Polônia. Em agosto de 2020, nacionalistas poloneses e defensores dos direitos da comunidade LGBT+ se enfrentaram em frente à Universidade de Varsóvia…