Apurado pelo site Aos Fatos
Não há evidências científicas que sustentem que o vinagre de álcool seja eficaz para exterminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, como alegam publicações nas redes. A substância não é recomendada por especialistas e programas oficiais de combate à doença, que apontam como principal medida preventiva a eliminação de focos de água parada.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (27) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Espalhar recipientes com vinagre de álcool em um ambiente não é uma medida eficaz para exterminar o mosquito transmissor da dengue, como alegam posts nas redes. Em nota, as secretarias de Saúde de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que não há indicação ou recomendação que ateste a eficácia de qualquer tipo de vinagre no combate ao Aedes aegypti. A substância tampouco é citada entre as medidas de prevenção à doença recomendadas pelo Ministério da Saúde.
A eficácia do método também foi descartada por especialistas consultados pelo Aos Fatos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos