Apurado pelo site Aos Fatos
Não há evidências científicas que comprovem que o suco de inhame, maçã e laranja seja capaz de aumentar o número de plaquetas no sangue e reverter quadros de dengue. Especialistas consultados pelo Aos Fatos afirmaram que não há atualmente alimento ou remédio capaz de curar a doença. A recuperação envolve hidratação, repouso e o uso de medicação para aliviar os sintomas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11).
Diferentemente do que afirma um vídeo que tem viralizado nas redes, o suco de inhame, maçã e laranja não é capaz de curar a dengue. As peças de desinformação alegam que a bebida teria a capacidade de aumentar o número de plaquetas — responsáveis pela coagulação do sangue — no organismo, o que garantiria uma recuperação mais rápida da doença e evitaria sua forma mais grave.
Especialistas ouvidos pelo Aos Fatos afirmaram que não há evidências científicas de que a ingestão desses três alimentos aumente o nível de plaquetas no sangue. Eles alertaram, ainda, que o tratamento de casos de trombocitopenia — nome dado à queda nos componentes responsáveis pela coagulação — deve ser feito pelo médico e que intervenções caseiras não são recomendadas…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos