Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que haja evidências científicas de que a ivermectina seja eficaz contra a dengue. O Ministério da Saúde e especialistas consultados pelo Aos Fatos afirmam que o medicamento não tem qualquer benefício contra a doença. As peças de desinformação que defendem o uso da ivermectina compartilham um estudo segundo o qual o remédio ajuda a reduzir os níveis de uma proteína essencial para a replicação do vírus da dengue. O mesmo estudo afirma, porém, que a substância foi incapaz de reduzir a carga viral em células humanas e não analisou sua utilização em pacientes infectados.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.200 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira. As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Diferentemente do que tem sido afirmado por posts nas redes, não há evidências de que o antiparasitário ivermectina seja eficaz no tratamento da dengue. Em nota, o Ministério da Saúde informou que o medicamento é ineficaz contra a doença e que não há nenhum dado ou fonte que comprove tal afirmação, o que foi corroborado por especialistas ouvidos pelo Aos Fatos.
“A ivermectina não tem nenhuma ação para prevenção, tratamento ou recuperação da dengue. E a ivermectina pode incorrer em riscos graves, inclusive com risco de vida para as pessoas que fazem uso de uma dose maior ou uso prolongado do medicamento. Nós não temos, ainda, nenhuma medicação específica que atue no vírus da dengue”, afirma a infectologista e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Raquel Silveira Bello Stucchi…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos