Cirurgia é indicada para quem tem problemas de inflamação ou cálculos, e a perda de vitaminas decorrente do procedimento não é permanente
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: homem diz em vídeo no Instagram que retirar a vesícula biliar pode aumentar o risco de enfarte no miocárdio, devido à falta de algumas vitaminas.
O Estadão investigou e concluiu que: é enganoso. Especialistas explicam que não há qualquer comprovação científica de que a retirada da vesícula possa aumentar risco de enfarte ou impactar a longevidade de pacientes. A cirurgia é indicada para quem tem problemas de inflamação ou cálculos na vesícula, e a perda de vitaminas decorrente do procedimento não é permanente.
Saiba mais: De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sérgio Pessoa, atualmente não há nenhum estudo científico que permita concluir que a retirada da vesícula aumentaria o risco cardíaco. O médico explica que dois estudos coreanos, um de 2021 e outro de 2022, investigaram a relação com base em levantamentos estatísticos de dados da população geral que foi operada de vesícula…